Seu filho está entrando na escola pela primeira vez ou retornando às aulas após as férias? É normal que isto gere um misto de alegria e ansiedade, pois tudo aquilo que é novo (nova escola, nova professora, nova sala, novos colegas) e desconhecido é sempre encarado como um desafio e, no caso do período escolar, é um desafio para a criança, para os pais e para a escola. Veremos aqui como você pode ajudar a criança nesta nova socialização de sua vida.
· A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura. Sentir confiança na escola que seu filho irá estudar é imprescindível. Antes de matriculá-lo procure ver se o método adotado corresponde às suas expectativas e crenças.
· A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isto pode despertar suspeitas e insegurança.
· A separação, apesar de necessária é um processo doloroso tanto para criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo.
· Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação.
· O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola.
· A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola.
· Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença.
· Cabe à mãe entregar a criança ao educador. Colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe.
· Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
· A sala de atividade é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença do colo da mãe.
· Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele.
· Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança.
· Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.
· O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente.
· Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômito, etc.)
· É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.
· Você deverá se programar para ficar na escola no período de adaptação. Para a criança, todos são estranhos e você será o suporte, o apoio. Lembre-se, porém, de não interferir nas atividades da professora. De preferência fique do lado de fora da sala e apareça de vez em quando. Vá espaçando este tempo até sentir que ele realmente não sentirá mais sua ausência.
· Existem crianças que já no primeiro dia se despedem da mãe e se integram com as outras crianças, neste caso não há necessidade do programa de adaptação.
Não desista na primeira dificuldade. Muitos pais se sensibilizam com a resistência dos filhos à adaptação escolar e acabam retardando este momento. O ideal é que você esteja ao lado dele e converse muito. O que você deve ter em mente é que estará preparando seu filho para conviver em sociedade, aprendendo a compartilhar, a ter limites, além de aprender o que todos esperam: a ler e escrever.
Adaptação dos textos: Como ajudar seu filho na escola (Simaia Sampaio) e
Socialização e adaptação da criança na pré-escola (Débora Beni).
Gênero textual: Convite
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Habilidades BNCC:
*(EF03LP11)* Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos
instrucionais (receitas, instruções de ...
Há 2 meses
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